Robobus chinês inicia o primeiro serviço de transporte autônomo da Europa no aeroporto de Zurique
Robobus chinês inicia o primeiro serviço de transporte autônomo da Europa no aeroporto de Zurique

O Aeroporto de Zurique implementa o Robobus, transporte inovador que oferece mobilidade eficiente e sustentável aos funcionários, com tecnologia avançada e operação sem motorista
O Aeroporto de Zurique, na Suíça, acaba de anunciar a implantação do Robobus, um serviço de transporte independente inovador.
Desenvolvido pela WeRide, o Robobus é um microônibus que promete revolucionar a mobilidade dentro do aeroporto, conectando diferentes áreas de forma rápida e eficiente.
Este projeto marca o primeiro serviço de ônibus urbano comercial em um aeroporto europeu, oferecendo a vanguarda das soluções de transporte do futuro.
Robobus: mobilidade inteligente no aeroporto de Zurique
O Robobus é um veículo totalmente autônomo, sem volante ou cabine de motorista. Ele pode acomodar até nove passageiros e foi projetado para operar em ambientes urbanos, enfrentando diferentes condições climáticas.
A WeRide, em parceria com a Flughafen Zürich AG e o Swiss Transit Lab (STL), tem como objetivo fornecer uma solução eficiente de transporte para os funcionários do aeroporto, com uma rota dedicada entre o portão 101, a entrada dos funcionários, e o portão 130 , na área de manutenção.
O serviço chegou no primeiro trimestre de 2025 e é uma extensão das operações bem-sucedidas da WeRide em Paris, onde o Robobus já foi utilizado para transporte durante o Aberto da França, em uma rota de cinco milhas.
A experiência anterior mostrou a eficácia do veículo como uma solução de transporte público de baixo carbono, uma das bandeiras da WeRide, que busca promover alternativas sustentáveis no setor.
Tecnologia de ponta e desafios superados
O Robobus L4, que circula sem motorista, é uma solução totalmente autônoma, equipada com tecnologia avançada.
Ele foi projetado para não ter volante, pedal de freio ou acelerador, utilizando um sistema de hardware e software L4 full-stack. A velocidade máxima é de 40 km/h, e o alcance pode chegar a 200 km com uma carga elétrica.
A operação em Zurique, no entanto, não é simples. O ambiente complexo e as condições climáticas desafiadoras, devido à localização nos Alpes, exigiram ajustes técnicos.
A WeRide garantiu que superou esses obstáculos com base na sua experiência e em uma infraestrutura tecnológica sólida. A percepção de 360° do Robobus, que elimina pontos cegos, é um dos recursos que garantem sua segurança e eficiência.
Parcerias estratégicas e futuro do transporte autônomo
Além da colaboração com o aeroporto suíço, a WeRide fez uma parceria com o Yutong Group para a fabricação do Robobus, o primeiro microônibus autônomo do mundo projetado especificamente para estradas urbanas abertas.
A empresa afirma que o Robobus é uma nova forma de mobilidade que pode ser utilizada tanto no transporte público quanto em contextos privados, podendo ser aplicada em diferentes cenários urbanos.
A chegada do Robobus a Zurique é um passo significativo para a expansão de soluções autônomas em centros de aviação europeia.
Com seu desempenho persistente e suas capacidades de adaptação, o Robobus pode se tornar um modelo para outros aeroportos e cidades ao redor do mundo, que busca soluções mais eficientes e sustentáveis para a mobilidade urbana.
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