Refletor de antena principal de radiotelescópio de 40 metros de abertura instalado na China
Refletor de antena principal de radiotelescópio de 40 metros de abertura instalado na China
Na última segunda-feira, foi instalada a estrutura principal do refletor para o sistema de antenas do radiotelescópio de 40 metros de diâmetro em Shigatse, na região autônoma do Xizang, sudoeste da China, conforme relatado pela CCTV News.
Refletor de antena da China
O projeto é uma parceria entre o Observatório Astronômico de Xangai (SHAO), ligado à Academia Chinesa de Ciências, e o 39º Instituto de Pesquisa do Grupo de Tecnologia Eletrônica da China.
O radiotelescópio tem como objetivo oferecer suporte técnico para futuras missões lunares e de exploração espacial profunda da China. A instalação do refletor principal marca uma importante etapa na construção da antena, abrindo caminho para os testes e ajustes subsequentes.
Adaptado para operar em ambientes de alta altitude, o telescópio utiliza tecnologias avançadas que garantem mobilidade total, alta precisão e funcionalidade versátil. A conclusão da construção está prevista para o final de 2024, com capacidade de observação por interferometria de longa linha de base (VLBI) esperada para o início de 2025.
Esse novo radiotelescópio se juntará a outro, instalado em agosto na Montanha Changbai, formando uma rede VLBI flexível de seis estações e um centro. Essa rede será capaz de monitorar simultaneamente as órbitas de sondas lunares e espaciais em diferentes regiões do céu, reforçando o papel da China em missões de exploração espacial.
Últimas notícias
-
Intel investe US$ 300 milhões para expandir operações na China e reforça presença no mercado
-
China revela roteiro para se tornar líder mundial em ciência espacial até 2050
-
Avanços tecnológicos geram produção recorde de petróleo de xisto na China
-
‘Monstro da infraestrutura’: como a China construiu a ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo
-
TikTok demite centenas de funcionários globalmente, com foco em moderação de conteúdo por IA
-
Apple inaugura seu maior laboratório fora dos EUA na China em meio à intensa concorrência com a Huawei