‘Monstro da infraestrutura’: como a China construiu a ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo
‘Monstro da infraestrutura’: como a China construiu a ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo
A China possui a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, com 45.000 km (28.000 milhas) de extensão. Em apenas 20 anos, o país construiu esse impressionante sistema de transporte, sendo apelidado de “monstro da infraestrutura”.
Esse crescimento exponencial é um símbolo do poder da economia chinesa e da eficácia de seu planejamento centralizado. Além de atender à demanda doméstica, a China também exporta tecnologia ferroviária como parte da Iniciativa do Cinturão e Rota (Belt and Road Initiative), que visa conectar economias globais a um sistema de comércio centralizado na China.
Um modelo de desenvolvimento planejado
O rápido desenvolvimento dessa rede de alta velocidade só foi possível graças ao modelo de planejamento centralizado da China, que permite decisões rápidas e a alocação eficiente de recursos em larga escala.
A capacidade de unir regiões distantes do país por meio de uma rede ferroviária moderna é vista como um triunfo da liderança de cima para baixo do governo chinês. Essa infraestrutura não só reduziu o tempo de viagem e aumentou a eficiência do transporte, como também reforçou o papel da China como líder global em tecnologia ferroviária.
Últimas notícias
-
Intel investe US$ 300 milhões para expandir operações na China e reforça presença no mercado
-
China revela roteiro para se tornar líder mundial em ciência espacial até 2050
-
Avanços tecnológicos geram produção recorde de petróleo de xisto na China
-
‘Monstro da infraestrutura’: como a China construiu a ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo
-
TikTok demite centenas de funcionários globalmente, com foco em moderação de conteúdo por IA
-
Apple inaugura seu maior laboratório fora dos EUA na China em meio à intensa concorrência com a Huawei