Skip to main content

Inteligência Artificial revoluciona descoberta de quase 162 mil novas espécies de vírus RNA

Inteligência Artificial revoluciona descoberta de quase 162 mil novas espécies de vírus RNA

Pesquisadores da China continental, Hong Kong e Austrália alcançaram um marco inédito no campo da virologia.

Com o auxílio de uma ferramenta de inteligência artificial, foram descobertas quase 162 mil novas espécies de vírus RNA em uma velocidade sem precedentes.

O estudo, publicado na renomada revista Cell, destaca a diversidade e a resiliência desses vírus, encontrados em ambientes como a atmosfera, fontes termais e aberturas hidrotermais, proporcionando pistas valiosas sobre a origem dos vírus e de outras formas elementares de vida.

A tecnologia por trás dessa descoberta utiliza algoritmos desenvolvidos pela equipe da Alibaba Cloud Intelligence, em parceria com especialistas em virologia.

Com base em dados previamente disponíveis em bancos públicos, a IA foi capaz de identificar vírus por meio de suas sequências genéticas e estruturas proteicas ocultas.

Em apenas um segundo, a ferramenta pode determinar se uma sequência genética corresponde a uma espécie de vírus RNA.

Essa abordagem inovadora superou os métodos tradicionais em precisão e eficiência, além de ter sido capaz de detectar uma diversidade viral muito mais ampla.

Segundo os pesquisadores, este foi o maior estudo já publicado em termos de número de espécies virais identificadas, e seus resultados oferecem novas perspectivas sobre como os vírus podem sobreviver em condições extremas e se relacionam com a evolução da vida na Terra.