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Empresas da China de tecnologia de carros autônomos se retiram dos EUA em meio ao aumento das tensões geopolíticas

Empresas da China de tecnologia de carros autônomos se retiram dos EUA em meio ao aumento das tensões geopolíticas

Nos últimos anos, grandes empresas chinesas de tecnologia de direção autônoma, como Baidu e Didi Chuxing, reduziram consideravelmente seus testes de veículos autônomos nas estradas dos Estados Unidos. De acordo com relatórios da indústria e fontes das próprias empresas, em alguns casos, os testes foram completamente encerrados.

Essa decisão de redução precedeu o recente anúncio do Departamento de Comércio dos EUA, que em setembro de 2023 comunicou que baniria o software de direção autônoma proveniente da China a partir de 2027. Para muitas dessas empresas, as novas regulamentações não terão grande impacto imediato, já que a proibição só afetará os novos modelos lançados a partir daquela data.

Queda acentuada nos testes de veículos autônomos

Dados do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) revelaram uma queda expressiva no número de quilômetros percorridos por veículos autônomos chineses em estradas públicas do estado, que é conhecido por ser um dos mais receptivos à inovação de veículos autônomos nos EUA. Nos 12 meses até novembro de 2023, o total de distância percorrida por carros autônomos chineses caiu 74%, atingindo apenas 121.428 milhas, uma redução drástica em comparação com o ano anterior.

Esse número contrasta com o crescimento geral no setor, que, de acordo com o DMV, registrou um aumento de quase 60% no total de quilômetros percorridos por veículos autônomos no estado, totalizando 9 milhões de milhas no mesmo período.

Empresas abandonam programas de testes nos EUA

A queda foi particularmente evidente em empresas como a Didi, cuja quilometragem em testes de direção autônoma caiu 90% em 2023. Além disso, a Didi já não participa mais do programa de testes de veículos autônomos na Califórnia. Startups chinesas como QCraft, DeepRoute.ai e Inceptio, que realizaram testes em 2021 e 2022, também encerraram suas atividades de testes, segundo um comunicado enviado pelo DMV ao jornal South China Morning Post.

Mesmo empresas que ainda mantêm permissões para testes nos EUA estão enfrentando uma redução acentuada nas atividades. A AutoX e a Pony.ai, startups de condução autônoma fundadas no Vale do Silício, mas com sede na China, reduziram a quilometragem de testes em 84% e 82%, respectivamente, entre dezembro de 2022 e novembro de 2023, em comparação com o período anterior.

Impactos futuros

A saída ou a redução de atividades de empresas chinesas ocorre em um momento crucial para o setor de direção autônoma, que tem apresentado um crescimento exponencial nos EUA. As restrições impostas pelo governo americano refletem as tensões crescentes entre os dois países em áreas de tecnologia sensível, especialmente inteligência artificial e automação.

Com o aumento de regulamentações e a intensificação da guerra comercial e tecnológica entre EUA e China, o futuro das operações de empresas chinesas no setor de veículos autônomos em solo americano continua incerto.

Meta descrição: Empresas chinesas de direção autônoma, como Baidu e Didi, reduziram significativamente seus testes nos EUA, antecipando a proibição de software autônomo da China a partir de 2027.