Cientistas chineses quebram criptografia de nível militar em computador quântico: estudo revela ameaça real e substancial
Cientistas chineses quebram criptografia de nível militar em computador quântico: estudo revela ameaça real e substancial
Cientistas chineses afirmam ter realizado o primeiro ataque bem-sucedido contra um método de criptografia amplamente utilizado, utilizando um computador quântico. Segundo os pesquisadores, essa descoberta representa uma “ameaça real e substancial” ao mecanismo de proteção por senha usado em setores críticos, como bancário e militar.
Embora a computação quântica de uso geral ainda esteja em estágios iniciais e não represente um risco imediato à criptografia moderna, cientistas têm explorado várias abordagens de ataque utilizando computadores quânticos especializados.
A equipe liderada por Wang Chao, da Universidade de Xangai, utilizou um computador quântico fabricado pela D-Wave Systems, do Canadá, para quebrar algoritmos criptográficos.
Eles usaram o D-Wave Advantage para atacar com sucesso os algoritmos Present, Gift-64 e Rectangle, todos baseados na estrutura SPN (Substitution-Permutation Network), que forma parte do alicerce do padrão avançado de criptografia (AES), amplamente utilizado em setores militares e financeiros.
O AES-256, por exemplo, é considerado uma das melhores opções de criptografia disponíveis e é frequentemente referido como criptografia de nível militar.
A descoberta levanta preocupações sobre a segurança futura das transações e comunicações em um cenário onde a computação quântica está se desenvolvendo rapidamente.
Últimas notícias
-
Intel investe US$ 300 milhões para expandir operações na China e reforça presença no mercado
-
China revela roteiro para se tornar líder mundial em ciência espacial até 2050
-
Avanços tecnológicos geram produção recorde de petróleo de xisto na China
-
‘Monstro da infraestrutura’: como a China construiu a ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo
-
TikTok demite centenas de funcionários globalmente, com foco em moderação de conteúdo por IA
-
Apple inaugura seu maior laboratório fora dos EUA na China em meio à intensa concorrência com a Huawei