Revolução no ar: China testa motor supersônico que promete viagens de 2 horas entre continentes
Revolução no ar: China testa motor supersônico que promete viagens de 2 horas entre continentes
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Descubra como a China avança na aviação com o motor ramjet de detonação JinDou400, capaz de atingir Mach 4 e promete viagens entre Pequim e Nova York em apenas duas horas
Uma empresa aeroespacial anunciada anunciou um marco histórico na tecnologia de aviação. O teste bem-sucedido de um motor ramjet de detonação abre caminho para viagens hipersônicas. O objetivo? Reduzir o tempo de voo entre Pequim e Nova York por apenas duas horas.
O Projeto Jindouyun
Conhecido como JinDou400, o motor foi desenvolvido pela empresa Space Transportation, também chamado Lingkong Tianxing Technology. Durante o teste, o motor atingiu uma velocidade impressionante de 3.106 mph (5.000 km/h), ou Mach 4, a altitudes superiores a 65.600 pés (aproximadamente 20.000 metros).
Segundo relatos da mídia chinesa, o teste validou a estabilidade e a confiabilidade do motor, além de oferecer dados cruciais sobre desempenho. O Jindou400 não é apenas um avanço técnico, mas um passo importante na transição de protótipo para produto funcional.
Tecnologia de ponta no design
O motor ramjet de detonação utiliza ondas de choque da combustão, diferentemente de motores ocasionais que dependem de compressores ou turbinas. Isso resulta em uma relação empuxo-peso significativamente melhorada, redução de custos e uma estrutura mais simplificada.
Com menos de 30 centímetros de diâmetro e cerca de 3 metros de comprimento, o JinDou400 pode produzir um empuxo de até 880 libras (400 quilos). Essa eficiência compacta, aliada à inovação em sistemas elétricos e de controle, é um dos destaques do projeto.
Comparativo: detonação do Motor Ram-Rotor
Em paralelo, a Universidade de Tsinghua, em Pequim, apresentou outro motor revolucionário: o Ram-Rotor Detonation Engine (RRDE). Este motor hipersônico combina um motor de detonação rotativo com um compressor de rotor inspirado em tecnologias ramjet.
Uma das principais inovações do RRDE é a resolução de problemas comuns em motores de detonação, como impulso descontínuo e dificuldades em baixas velocidades. Utilizando lâminas helicoidais em um rotor compacto, ele garante impulso contínuo, maior eficiência e melhor desempenho.
Relevância para viagens supersônicas
Os testes realizados pelo Transporte Espacial são fundamentais para o desenvolvimento do Yunxing, um jato civil supersônico projetado para redefinir viagens aéreas. Em outubro, a empresa testou um protótipo do Yunxing, validando tecnologias essenciais, como controle de sistemas, resistência ao calor e aerodinâmica.
O Concorde, lançado em 1976 e aposentado em 2003, foi a última aeronave comercial supersônica. Alimentado por quatro motores turbojato, ele alcançou Mach 2, mas tinha limitações tecnológicas que dificultavam sua operação.
Já o Yunxing promete superar essas barreiras. Ele será capaz de decolar e pousar verticalmente, voar a Mach 4 e atingir altitudes superiores a 20.000 metros. Seu design inclui um propulsor que se desprende após a ascensão inicial, permitindo velocidades hipersônicas. Durante a descida, a aeronave desacelerou para velocidades subsônicas antes de parar com segurança.
Cronograma e perspectivas
A Space Transportation planeja lançar sua aeronave de passageiros supersônica até 2027, com o primeiro voo comercial previsto para 2030. Essa meta ambiciosa marca uma nova era para as viagens aéreas, prometendo reduzir drasticamente os tempos de voo em rotas internacionais.
Com uma combinação de tecnologia avançada e um cronograma arrojado, o projeto Yunxing sinaliza o início de uma revolução na aviação civil. O mundo pode estar mais perto de presenciar o futuro do transporte supersônico.
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