Skip to main content

Tesla comemora aumento de 8,8% nas vendas na China, mas distância para a BYD ainda é abissal; confira os números

Tesla comemora aumento de 8,8% nas vendas na China, mas distância para a BYD ainda é abissal; confira os números

A Tesla cresce 8,8% nas vendas na China em 2024, mas enfrenta desafios globais; a rival BYD lidera com 41% de alta

A Tesla apresentou um crescimento de 8,8% nas vendas na China em 2024, atingindo 657 mil veículos. Os números contrastam com o declínio global de 1,1% registrado pela empresa, contrariando as expectativas do CEO Elon Musk. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (03.jan.2024) pela Reuters.

Contexto da competitividade no mercado chinês

O aumento das vendas na China ocorre em um mercado altamente competitivo. A Tesla estudou estratégias como descontos agressivos e financiamento a juros zero para enfrentar a concorrência. Essa guerra de preços, entretanto, trouxe desafios para a empresa, impactando suas margens de lucro.

Enquanto isso, as ações da Tesla caíram cerca de 6% nos Estados Unidos. Analistas apontam que o declínio global nas vendas reflete dificuldades para sustentar o crescimento em mercados maduros e em desenvolvimento.

Rivalidade com a BYD

A principal rival da Tesla na China, a BYD, aumentou suas vendas em 41%, superando 4,25 milhões de unidades vendidas. A empresa também pode fornecer preços, instruções ainda mais à Tesla no maior mercado de veículos elétricos do mundo.

No entanto, a BYD enfrenta os seus próprios desafios. Recentemente, a União Europeia impôs tarifas sobre seus modelos, e uma fábrica no Brasil está sendo investigada por possíveis irregularidades trabalhistas. Esses fatores podem influenciar o desempenho futuro da montadora.

A disputa entre Tesla e BYD ilustra o cenário acirrado do setor de veículos elétricos, tanto na China quanto em outros mercados globais.