China desafia Elon Musk: SpaceSail traz internet via satélite ao Brasil em 2026
China desafia Elon Musk: SpaceSail traz internet via satélite ao Brasil em 2026
China desafia SpaceX com a SpaceSail, que traz internet via satélite ao Brasil em 2026. Parceria com a Telebras visa ampliar a conectividade em áreas remotas
A SpaceSail, rival chinesa de Elon Musk no setor de internet via satélite, anunciou planos de iniciar operações no Brasil em 2026. O diretor da empresa, Jason Jie Zheng, revelou a novidade em entrevista à Bloomberg News na última terça-feira (19) . A iniciativa busca atender áreas onde a fibra óptica é inviável, por meio de um memorando de acordo firmado com a Telebras.
O acordo foi selado durante visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, na cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro. Xi deve formalizar mais parcerias com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília nesta quarta-feira (20), reforçando a aproximação entre os dois países.
Parcerias estratégicas e desenvolvimento
O memorando da SpaceSail com a Telebras destaca um compromisso em levar internet a regiões pouco atendidas. Jie Zheng afirmou que a parceria combina a expertise da Telebras com a tecnologia de ponta da empresa chinesa. “Nosso objetivo é ampliar o acesso a serviços essenciais, como educação, saúde pública e governo”, declarou Zheng durante o evento.
A empresa planeja abrir uma subsidiária no Brasil ainda este ano. Recentemente, foram lançados dois lotes de satélites, totalizando 36 unidades em órbita. Para completar a primeira fase da constelação, a SpaceSail precisa colocar mais de 600 satélites em operação, previsão que deve se concretizar até o final de 2025.
Cenário geopolítico e impacto no Brasil
A parceria entre Brasil e China ocorre em um momento sensível no cenário internacional. O estreitamento de laços com Pequim pode gerar esforços com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que promete perdurar a relação com a China.
No Brasil, os investimentos chineses estão consolidados. Exemplos incluem a maior operação da BYD fora da Ásia e uma parceria local da Oppo no setor de smartphones. Para Lula, essa proposta é vista como uma oportunidade de contribuição para o desenvolvimento econômico do país.
Concorrência e o caso Musk
A SpaceSail entra em um mercado dominado pela Starlink, de Elon Musk, que possui 46% da participação em internet via satélite no Brasil, mas apenas 0,5% do mercado total de banda larga, com 265 mil clientes até setembro. A expansão chinesa coincide com um recente debate entre Musk e o Supremo Tribunal Federal, que resultou no congelamento das contas da Starlink no Brasil e no bloqueio temporário da rede social X.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, negou que haja retaliação no fortalecimento de parcerias com concorrentes chineses. “O Brasil está aberto a quem oferecer serviços de qualidade, preços justos e segurança. Monopólios nunca são positivos para qualquer setor”, afirmou.
Com a entrada da SpaceSail, o mercado de internet via satélite no Brasil promete ganhar um novo capítulo, aquecendo a concorrência e ampliando a conectividade em regiões remotas.
Últimas notícias
-
Tecnologia de cor inovadora baseada em penas de pavão pode revestir seu próximo carro
-
Intel investe US$ 300 milhões para expandir operações na China e reforça presença no mercado
-
China revela roteiro para se tornar líder mundial em ciência espacial até 2050
-
Avanços tecnológicos geram produção recorde de petróleo de xisto na China
-
‘Monstro da infraestrutura’: como a China construiu a ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo
-
TikTok demite centenas de funcionários globalmente, com foco em moderação de conteúdo por IA