China inicia construção de conjunto central para telescópio FAST
China inicia construção de conjunto central para telescópio FAST
A China deu um importante passo em sua jornada na radioastronomia com o início da construção do conjunto central do Five-hundred-meter Aperture Spherical Radio Telescope (FAST). A obra, iniciada na quarta-feira, inclui a instalação de 24 antenas secundárias de 40 metros de diâmetro, distribuídas a 5 quilômetros do local principal. A previsão é que o sistema esteja em pleno funcionamento em 2027.
Esse novo conjunto central visa aumentar significativamente a sensibilidade do telescópio e aprimorar sua capacidade de resolução angular, ultrapassando o desempenho de conjuntos similares ao redor do mundo. Contudo, de acordo com Jiang Peng, vice-diretor dos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências, a sincronização dos resultados observacionais enfrenta dois grandes desafios técnicos.
O primeiro é o desenvolvimento de receptores de alto desempenho operando em temperatura ambiente, uma tecnologia inédita para a equipe. O segundo desafio envolve a criação de uma tecnologia avançada de processamento de dados de abertura integrada, capaz de unificar dados coletados por telescópios de tamanhos variados, área onde a expertise local ainda está em evolução.
Últimas notícias
-
Intel investe US$ 300 milhões para expandir operações na China e reforça presença no mercado
-
China revela roteiro para se tornar líder mundial em ciência espacial até 2050
-
Avanços tecnológicos geram produção recorde de petróleo de xisto na China
-
‘Monstro da infraestrutura’: como a China construiu a ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo
-
TikTok demite centenas de funcionários globalmente, com foco em moderação de conteúdo por IA
-
Apple inaugura seu maior laboratório fora dos EUA na China em meio à intensa concorrência com a Huawei