Deputada acusa republicanos de favorecer negócios de Elon Musk na China
Deputada acusa republicanos de favorecer negócios de Elon Musk na China
Deputada dos EUA acusa Elon Musk de influência em projetos no Congresso para beneficiários de negócios na China, destacando laços com líderes chineses
A deputada Rosa DeLauro, líder democrata no Comitê de Doações da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, acusou nesta sexta-feira os republicanos do Congresso de favorecerem Elon Musk em seus negócios na China. Segundo DeLauro, projetos legislativos que restringem os investimentos norte-americanos no país asiático foram enfraquecidos para beneficiários o bilionário.
Em uma carta oficial, DeLauro mencionou que Musk, CEO da Tesla, pode ter influenciado mudanças no processo de financiamento do governo para eliminar dispositivos que regulavam investimentos na China.
O parlamentar destacou os “extensos investimentos da Tesla em setores estratégicos chineses” e os supostos laços de Musk com líderes do Partido Comunista Chinês. “Precisamos entender os motivos reais por trás da oposição de Musk ao acordo original”, escreveu.
A Tesla, até o momento, não comentou as acusações. Musk, porém, respondeu no X (antigo Twitter), atacando DeLauro diretamente. Em uma publicação, ele afirmou que a deputada “precisa ser expulsa do Congresso!”.
Elon Musk também liderou críticas a um projeto de lei que incluía restrições a investimentos norte-americanos na China. Nomeado por Donald Trump como cochefe de um programa para gastos do governo, Musk teria ajudado a contribuição à oposição ao texto.
DeLauro ressaltou o peso da fábrica da Tesla em Xangai, que produz cerca de 50% dos veículos globais da empresa. Ela destacou ainda que 25% da receita da Tesla em 2023 veio das vendas de veículos fabricados na China. Além disso, a montadora está construindo uma planta de 200 milhões de dólares no país para produção de baterias essenciais à cadeia de suprimentos de veículos elétricos.
Últimas notícias
-
Tecnologia de cor inovadora baseada em penas de pavão pode revestir seu próximo carro
-
Intel investe US$ 300 milhões para expandir operações na China e reforça presença no mercado
-
China revela roteiro para se tornar líder mundial em ciência espacial até 2050
-
Avanços tecnológicos geram produção recorde de petróleo de xisto na China
-
‘Monstro da infraestrutura’: como a China construiu a ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo
-
TikTok demite centenas de funcionários globalmente, com foco em moderação de conteúdo por IA