China e EUA são parceiros, não rivais, diz ministro das Relações Exteriores chinês
China e EUA são parceiros, não rivais, diz ministro das Relações Exteriores chinês
A lição mais importante do relacionamento China-EUA é que os dois países devem ser parceiros, não rivais, disse o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, em Nova York na quarta-feira.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), fez os comentários durante uma reunião com representantes dos EUA do Comitê Nacional de Relações Estados Unidos-China, do Conselho Empresarial EUA-China, da Câmara de Comércio dos EUA, do Instituto Aspen, da Asia Society e do Conselho de Relações Exteriores, à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York.
O lado americano precisa reconhecer que a China também tem o direito de se desenvolver, disse Wang, acrescentando que o desenvolvimento da China é uma oportunidade, não um desafio, para os Estados Unidos e o mundo.
Como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e as duas maiores economias do mundo, a China e os Estados Unidos devem se esforçar para um desenvolvimento estável, saudável e sustentável de seu relacionamento e trabalhar com a comunidade internacional para enfrentar os inúmeros desafios globais que o mundo enfrenta hoje, disse Wang.
Ele expressou esperança de que os Estados Unidos adotem uma compreensão objetiva e racional da China para aumentar o entendimento e a confiança mútuos.
Últimas notícias
-
Intel investe US$ 300 milhões para expandir operações na China e reforça presença no mercado
-
China revela roteiro para se tornar líder mundial em ciência espacial até 2050
-
Avanços tecnológicos geram produção recorde de petróleo de xisto na China
-
‘Monstro da infraestrutura’: como a China construiu a ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo
-
TikTok demite centenas de funcionários globalmente, com foco em moderação de conteúdo por IA
-
Apple inaugura seu maior laboratório fora dos EUA na China em meio à intensa concorrência com a Huawei