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Setor de veículos elétricos da China enfrenta um problema: O país produz mais veículos do que precisa

Setor de veículos elétricos da China enfrenta um problema: O país produz mais veículos do que precisa

A China lidera o mercado de veículos elétricos, mas enfrenta desafios com uma produção excessiva e uma competitividade crescente

A China se consolidou como um dos maiores polos automotivos do mundo nos últimos anos, com destaque para o crescimento do mercado de veículos elétricos.

Embora o país tenha se tornado um líder no desenvolvimento e produção desses veículos, o aumento da produção está gerando um grande desafio para as montadoras.

O número de carros fabricados já supera a demanda local, forçando as empresas a adaptarem suas estratégias para se manterem competitivas em um mercado saturado.

Crescimento das vendas e a diferença na capacidade de produção

Em 2024, as vendas de carros na China cresceram 5,5%, totalizando 22,9 milhões de unidades, de acordo com a Associação Chinesa de Carros de Passageiros.

Apesar do aumento, a demanda está bem abaixo da capacidade projetada pelas montadoras. Esse descompasso cria um cenário de excesso de produção, que não corresponde ao consumo real, o que obriga muitas empresas a reduzir seus preços e buscar novos mercados internacionais.

No ano passado, 227 modelos de carros diminuíram seus preços, um aumento significativo em relação aos 148 modelos de 2023.

Isso inclui até a Tesla, que desenvolveu uma estratégia de preços, proporcionando financiamento com juros zero por cinco anos e reduzindo o preço do Model Y por menos de US$ 33 mil – um valor bem inferior ao praticado nos Estados Unidos, onde o carro é vendido por cerca de US$ 45 mil.

A ascensão das marcas locais

As marcas chinesas seguem dominando o mercado interno, com 61% de participação no total de vendas até o final de 2024, um aumento de 8,6 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

As montadoras estrangeiras, como General Motors, Volkswagen e Toyota, enfrentam dificuldades para manter sua participação no mercado, especialmente com o avanço dos carros elétricos.

Para tentar reverter esse quadro, as grandes marcas internacionais estão buscando parcerias estratégicas e alternativas para fortalecer sua presença na China.

Um exemplo dessa estratégia é a colaboração entre a Volkswagen e a fabricante chinesa Xpeng. As empresas fecharam um acordo de compartilhamento de infraestrutura de carregamento rápido e têm planos para desenvolver veículos em conjunto no futuro próximo.

Essas parcerias são vistas como uma tentativa das marcas internacionais de recuperar espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

A dinâmica do mercado de carros elétricos

A competição no mercado de veículos elétricos está particularmente acirrada. Em 2024, 23 marcas de carros elétricos saíram do mercado chinês ou foram adquiridas por outras empresas, enquanto 12 novos fabricantes entraram no setor.

De acordo com Stephen Dyer, diretor-gerente da AlixPartners, o período de 2025 a 2027 será decisivo para a indústria, com uma fase de “eliminação” das empresas menos competitivas.

He Xiaopeng, CEO da Xpeng, descreveu o período como uma fase de intensificação da competição. “A competição em 2025 será mais acirrada do que nunca”, escreveu o executivo em uma carta interna, o que indica que a luta pelo domínio do mercado de carros elétricos na China está longe de ser resolvida.

O papel do governo chinês e a projeção para o futuro

O governo chinês tem promovido uma estratégia de apoio às indústrias nas fases iniciais de crescimento, oferecendo subsídios e apoio político.

Esse modelo de incentivo tem sido aplicado em diversos setores, como aço, eletrônicos e energia, e agora se reflete também na indústria automotiva. A medida visa criar uma massa crítica de produção e, posteriormente, permitir que as empresas concorram entre si pelo domínio do mercado.

A estratégia parece estar dando frutos. A BYD, um dos maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, é um exemplo claro do sucesso desse modelo. A China projeta que, até 2025, as vendas de carros elétricos superam as de carros tradicionais.

O país já alcançou um marco importante, com mais da metade dos carros vendidos em 2024 sendo elétricos ou híbridos plug-in. No final do ano, o presidente Xi Jinping celebrou a produção de 10 milhões de veículos elétricos na China.

Desafios no mercado internacional

Apesar do forte crescimento interno, a China ainda enfrenta o desafio de expandir sua presença no mercado internacional. A venda de carros elétricos na China já é difundida no tamanho do mercado automotivo dos Estados Unidos.

No entanto, a competição global também está crescendo, com outras regiões tentando se posicionar como centros de produção de veículos elétricos.

A Volkswagen e outras montadoras internacionais estão tentando fortalecer sua posição no mercado chinês, pois a China se tornou um mercado crucial para o futuro das empresas automotivas.

As parcerias estratégicas e os investimentos em novos modelos de negócios serão essenciais para garantir que essas marcas sejam competitivas na maior economia automotiva do mundo.