Em 2025, China venderá mais carros elétricos que a combustão, se consolidando como líder no setor enquanto EUA enfrentam dificuldades
Em 2025, China venderá mais carros elétricos que a combustão, se consolidando como líder no setor enquanto EUA enfrentam dificuldades
A China se destaca como líder global no mercado de veículos elétricos, superando carros a combustão em 2025, com um crescimento de 20% nas vendas e desafios internos no setor.
A China está prestes a alcançar um marco histórico no mercado automotivo global. Em 2025, o país deverá superar as vendas de veículos a combustão com os carros elétricos, consolidando-se como líder absoluto no setor.
Com estimativas de vendas de mais de 12 milhões de unidades, o aumento será de 20% em relação ao ano anterior. Esse crescimento coloca a China anos à frente de seus concorrentes ocidentais, que enfrentam uma queda contínua nas vendas de veículos tradicionais.
Crescimento das vendas de carros elétricos
A expansão do mercado de veículos elétricos na China é impressionante. Em 2022, o país vendeu cerca de 5,9 milhões de veículos elétricos, e as projeções para 2025 apontam para mais do que o dobro dessa quantidade.
Já as vendas de carros a combustão devem cair mais de 10%, passando de 14,8 milhões de unidades para menos de 11 milhões. Esse declínio representa uma redução de quase 30% em relação a 2022.
Para especialistas como Robert Liew, diretor de pesquisa em energia renovável na Wood Mackenzie, o sucesso da China no setor reflete o avanço tecnológico do país e a criação de uma rede global de suprimentos, essencial para a produção de baterias e outros componentes de veículos elétricos.
“A escala da indústria estudada em reduções acentuadas nos custos de fabricação e preços mais baixos para os consumidores”, comentou Liew ao Financial Times. Esse fator tem sido crucial para a popularização dos veículos elétricos no mercado chinês.
Desafios enfrentados pelos concorrentes
Embora o mercado chinês tenha se destacado, os mercados dos Estados Unidos e da Europa enfrentaram dificuldades para acompanhar o ritmo.
Nos EUA e na Europa, as vendas de veículos elétricos estão em declínio, devido à adoção lenta da tecnologia pelas montadoras tradicionais e à incerteza quanto aos subsídios governamentais.
Além disso, o aumento do protecionismo contra as importações chinesas tem dificultado o crescimento das vendas desses modelos em outros países.
De acordo com um levantamento realizado pelo The Wall Street Journal em novembro, muitas empresas do setor de veículos elétricos enfrentam sérios desafios financeiros.
Entre 54 empresas evidenciadas, 7 já entraram com pedidos de recuperação judicial e três quartos das empresas estão perdendo dinheiro. Muitas das projeções de falência até meados de 2025, o que reflete a dificuldade de conciliar inovação e sustentabilidade financeira.
Desafios internos no mercado chinês
Apesar de ser líder global, a China também enfrentou seus próprios desafios no mercado de veículos elétricos. A competição entre as montadoras locais é intensa, com várias empresas tentando conquistar sua fatia do mercado.
Yuqian Ding, analista do HSBC, afirma que a tendência é que o mercado chinês se consolide nos próximos anos, eliminando os players menores e deixando as maiores e mais fortes montadoras em operação.
“O setor doméstico de VEs da China está em expansão, mas enfrenta problemas como excesso de modelos, concorrência acirrada e uma guerra de preços”, explicou Ding.
O HSBC estima que cerca de 90 novos modelos de veículos serão lançados na China a partir do quarto trimestre de 2024, sendo quase 90% desses elétricos. Com esse ritmo, o país terá um novo modelo de veículo por dia no mercado, um reflexo da enorme movimentação do setor.
O futuro é elétrico na China
Apesar dos desafios, a direção do mercado de veículos elétricos na China é clara: o avanço será contínuo. A China seguirá a vanguarda do setor, com uma produção e consumo em constante crescimento, mantendo sua liderança no mercado global de automóveis.
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