China anuncia novas medidas para fortalecer a economia e acelerar o crescimento
China anuncia novas medidas para fortalecer a economia e acelerar o crescimento
A China anunciou a introdução de um pacote de medidas fiscais para impulsionar sua economia, conforme declarado pelo ministro das Finanças, Lan Fo’an, no sábado. O pacote inclui o aumento significativo do teto da dívida, em uma única parcela, visando substituir as dívidas ocultas de governos locais e reduzir seus riscos financeiros.
A iniciativa faz parte de um ajuste anticíclico, que inclui não apenas políticas já em processo de decisão, mas também outras ferramentas, como a emissão de dívidas e o aumento do déficit.
Segundo o ministro, ainda há espaço para que o sistema financeiro central da China emita mais dívidas e eleve o déficit sem comprometer a estabilidade.
Além disso, o pacote inclui medidas voltadas ao mercado imobiliário, com a utilização de ferramentas como títulos de propósito específico emitidos por governos locais, fundos especiais e políticas tributárias que visam estabilizar o setor, crucial para a economia chinesa.
A China também emitirá títulos do tesouro especiais para reforçar os grandes bancos comerciais estatais, fortalecendo sua capacidade de empréstimo e resiliência a riscos. Essa ação busca garantir que os bancos possam continuar apoiando o desenvolvimento da economia real, fornecendo capital necessário para fomentar o crescimento econômico em tempos desafiadores.
Últimas notícias
-
Intel investe US$ 300 milhões para expandir operações na China e reforça presença no mercado
-
China revela roteiro para se tornar líder mundial em ciência espacial até 2050
-
Avanços tecnológicos geram produção recorde de petróleo de xisto na China
-
‘Monstro da infraestrutura’: como a China construiu a ferrovia de alta velocidade mais longa do mundo
-
TikTok demite centenas de funcionários globalmente, com foco em moderação de conteúdo por IA
-
Apple inaugura seu maior laboratório fora dos EUA na China em meio à intensa concorrência com a Huawei