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Preços das baterias de carros elétricos caem dramaticamente: o impacto imediato no mercado e o futuro revolucionário

Preços das baterias de carros elétricos caem dramaticamente: o impacto imediato no mercado e o futuro revolucionário

Descubra como a queda nos preços das baterias de carros elétricos está mudando o mercado, oferecendo mais autonomia e veículos mais acessíveis

A revolução dos carros elétricos está ganhando força, principalmente por conta de um fator crucial: a queda nos preços das baterias.

Essas baterias, responsáveis ​​por cerca de 30% do custo de um carro elétrico, tornam-se mais acessíveis a cada ano. Isso está transformando a indústria, abrindo caminho para veículos mais baratos e com maior autonomia.

O que está acontecendo com os preços das baterias?

A BloombergNEF, empresa de análises econômicas, revelou que o custo médio global das baterias de lítio caiu significativamente. De US$ 144 por kWh (quilowatt-hora) em 2022, o valor despencou para US$ 115 por kWh no final de 2023.

Isso representa uma queda de 20% no preço das baterias. Para entender a magnitude dessa mudança, é importante saber que o kWh é o equivalente à capacidade do “tanque de combustível” de um carro elétrico. Quanto maior a capacidade, maior a autonomia do veículo.

Esse movimento de redução de custos é visível em carros elétricos. Um exemplo claro é o modelo Dolphin da BYD, lançado em 2023. A versão mais barata do modelo, que possuía uma bateria de 38 kWh, custava 99,8 mil yuans (aproximadamente R$ 95 mil).

No modelo de 2024, a mesma versão teve a capacidade da bateria aumentada para 44 kWh, mas o preço se manteve o mesmo, o que indica uma economia gerada pela queda no custo das baterias.

Impacto no mercado chinês e brasileiro

A China, maior produtora de carros elétricos do mundo, experimentou uma queda ainda mais acentuada nos preços das baterias.

De acordo com a BloombergNEF, o custo das baterias de lítio caiu de US$ 126 por kWh em 2023 para US$ 94 no final de 2024. Isso representa uma redução de 25%. Essa queda é especialmente relevante para o Brasil, onde 86% dos carros elétricos vendidos em 2024 foram fabricados na China.

A relação entre o preço das baterias e o custo total do carro elétrico é clara. Se, anteriormente, um conjunto de baterias de 38 kWh poderia custar cerca de US$ 4.800 (R$ 30 mil), agora, com uma bateria de 44 kWh, o custo cai para US$ 4.100 (R$ 25 mil).

Isso significa mais autonomia para os consumidores e menor custo para os fabricantes.

Fatores que contribuem para a queda de preços

Existem várias razões para essa queda acentuada nos preços. Primeiramente, a arquitetura interna das baterias tem evoluído.

As células de bateria, que são as unidades responsáveis ​​pelo armazenamento de energia, passaram a ser fabricadas de forma mais eficiente.

Ao invés de ter muitas células pequenas, os fabricantes passaram a usar células maiores, o que aumenta a densidade energética e diminui o custo por quilowatt-hora.

Um exemplo simples seria comparar duas baterias: uma feita com cem pilhas pequenas e outra com dez pilhas maiores. A segunda bateria ocupa menos espaço e tem mais capacidade.

Outro fator importante é a redução nos preços das commodities essenciais para a fabricação de baterias, como o lítio e o cobalto. O aumento da oferta desses materiais-primas tem contribuído para a queda nos preços. Estima-se que isso seja responsável por cerca de 40% da redução no custo das baterias.

Além disso, a capacidade fabril de baterias cresceu consideravelmente. Hoje, a capacidade global de produção de baterias de lítio é de 3,1 terawatts-hora anuais, o que é mais de duas vezes a demanda global projetada para 2024.

A China, além de contribuir para a produção de carros elétricos, também tem investido fortemente em baterias para o armazenamento de energia renovável, como a energia gerada por turbinas eólicas e painéis solares.

Projeções para o futuro

As declarações indicam que a queda no preço das baterias pode começar a desacelerar nos próximos anos, mas ainda assim é esperado que o preço continue a cair até 2030. O Goldman Sachs estima que o custo das baterias pode ser reduzido em até 45% até 2030 .

O desafio da infraestrutura de recarga

Embora os preços das baterias estejam caindo, um grande obstáculo à massificação dos carros elétricos é a falta de infraestrutura de recarga.

Atualmente, a maior parte da expansão de pontos de carregamento é específica na China. Nos Estados Unidos, após uma expansão inicial, o crescimento desacelerou. O Brasil, por sua vez, está apenas começando a criar uma rede de recarga adequada para atender à crescente demanda por carros elétricos.

Enquanto os preços das baterias continuam a cair e a autonomia dos carros elétricos aumenta, a infraestrutura de recarga precisa evoluir de forma paralela. Sem ela, qualquer viagem de carro elétrico pode se tornar um desafio, limitando o crescimento desse mercado no país.