Capacidade para 80 milhões de passageiros: China construirá o maior aeroporto em ilha artificial do mundo
Capacidade para 80 milhões de passageiros: China construirá o maior aeroporto em ilha artificial do mundo
A China construirá o maior aeroporto em ilha artificial do mundo, o Dalian Jinzhou Bay, com capacidade para 80 milhões de passageiros por ano e inauguração prevista para 2035
A China deu mais um passo ousado em sua estratégia de expansão da aviação. Na terça-feira (17), o South China Morning Post divulgou que o país está construindo o maior aeroporto em uma ilha artificial do mundo: o Aeroporto Internacional de Dalian Jinzhou Bay. Localizado na costa nordeste chinesa, o projeto impressiona pelo tamanho e pela ambição.
Estrutura monumental
Com uma área total de 20 km², o aeroporto contará com quatro pistas de pouso e um terminal de passageiros gigante, somando 900 mil metros quadrados. Segundo comunicado oficial, a previsão é de que ele comece a operar em 2035, com capacidade para atender 80 milhões de passageiros por ano em 540 mil voos.
O projeto não é apenas grandioso em números, mas também supera marcos internacionais. Ele ultrapassará em tamanho os aeroportos internacionais de Hong Kong e Kansai (Japão), consolidando-se como o maior aeroporto offshore do mundo – e, para completar, em uma ilha artificial.
Desafios e visão técnica
A construção enfrenta obstáculos significativos. Li Xiang, engenheiro-chefe do projeto, explicou que as condições geológicas adversárias, a dificuldade de aplicação e a exigência de alta qualidade estão entre os desafios mais críticos. As obras começaram após 20 anos de estudos de metas, iniciados em 2003.
Uma publicação no WeChat descreveu poeticamente o andamento das obras: “O maior aeroporto offshore do país está subindo lentamente do nível do mar, como o nascer do sol no leste.”
Impacto e contexto estratégico
A cidade de Dalian, com 7,5 milhões de habitantes, já é um centro vital de transportes, especialmente pela proximidade com o Japão e a Coreia do Sul. O atual aeroporto, Dalian Zhoushuizi, opera em capacidade máxima mesmo após diversas ampliações.
A nova infraestrutura faz parte de uma estratégia mais ampla da China para se consolidar como líder global no setor aéreo. Segundo estimativas, o país precisará de 450 aeroportos até 2035 para acompanhar a demanda crescente no mercado de viagens aéreas.
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